Entre os dias 12 e 14 de dezembro, aconteceu o 8º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro reuniu diversos Pontos de Cultura do estado e também elegeu os representantes gaúchos para o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que acontecerá em maio de 2014 em Natal durante a Teia Nacional.

Uma questão amplamente abordada no Fórum foi a do espaço político. Pessoas de seis regiões do estado participaram do reconhecimento de 82 novos Pontos de Cultura pelo governo gaúcho. Além disso, foram realizados grupos de trabalho, debates e rodas de conversas. Houve também uma audiência pública sobre a lei Cultura Viva estadual e um grupo de trabalho sobre Cultura Digital, do qual o Lab participou como mediador e facilitador na articulação dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul em torno da Cultura Digital, definindo também encaminhamentos para o ano que vem.

De acordo com Leandro Anton, do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, a participação e reconhecimento desses novos Pontos são de extrema importância. “É o início de uma rede nova e é importante envolvê-los no programa. Agora temos que construir o Fórum Nacional e conseguir ser uma rede política de organismos culturais em toda sua diversidade”, afirmou.

1475815_10152202905178277_1639578733_n

Oficinas do Lab

Além das participações em mesas redondas e GTs, o Laboratório de Cultura Digital realizou também uma oficina prévia com a comissão dos pontos com foco na ferramenta Delibera. Para Thalita Sejanes, integrante da equipe do Lab que trabalha no desenvolvimento de ferramentas como o Delibera e na Rede Livre, são importantes essas discussões sobre as dimensões dos meios e atuação crítica em tecnologias. “A lida com a tecnologia é sempre uma crítica: temos que criticar essa postura automatizada de apertador de botão e pensar os meios”, disse.