O LAB
Somos o Laboratório de Cultura Digital (LabCD), uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Ministério da Cultura (MinC). Atuamos como um espaço de articulação, reflexão, elaboração e desenho de soluções ligadas às políticas de Cultura Digital no Brasil, conectando estratégias de participação social, educação, tecnologias e comunicação.
Estamos desenvolvendo e implementando um conjunto de metodologias que buscam integrar as novas tecnologias e as ancestralidades da cultura brasileira, no movimento de qualificar e ampliar o acesso às políticas culturais e digitais do Estado Brasileiro, por meio do letramento digital, do uso de linguagem simples, do design de políticas públicas e de soluções digitais e da circulação de narrativas plurais e representativas.
E não estamos sozinhos! Somos parte de um grande movimento de rearticulação e reconexão da Cultura Digital Brasileira, que ressurge dentro do Governo Federal após um intenso período de desarticulação e ausência de investimentos no campo da cultura, pelas razões políticas que já conhecemos bem. Assim, a nossa história, iniciada em 2013, se reescreve coletivamente, compondo uma rede de pessoas e movimentos novamente reunidos em torno da certeza da cultura como um direito de todes.
Sabemos que a Cultura Digital – enquanto campo de produção de conhecimento, de articulação entre atores das mais diversas áreas e de construção da autonomia e da emancipação humana – tem se revelado uma dimensão estratégica para a garantia do acesso às políticas culturais, para a celebração e potencialização da existência comunitária em rede, e para o desenvolvimento sociocultural do país.
Contudo, para que a inclusão política na Cultura Digital seja uma realidade para todos os brasileiros e brasileiras, se faz necessário reestruturar os espaços e as dinâmicas de produção de saberes e iniciativas. Nesse sentido, a UFPR aceita o desafio de se manter presente e ativa na Rede da Cultura Digital Brasileira, colaborando para um presente mais diverso e um futuro mais sustentável para a dimensão digital da vida, por nós e para nós.
coordenações temáticas
COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA
É o vagão de frente do Lab. Tem como principal objetivo promover a reativação e a reestruturação do Laboratório de Cultura Digital em Curitiba, retomando a produção e a democratização de conhecimentos e políticas na área, voltando a colaborar com a atuação do Brasil como um país de referência mundial na criação de alternativas culturais pulsantes e sustentáveis.
Equipe:
Maria Tarcisa Bega (professora titular da UFPR) – Coordenadora Geral
Marco Antonio Konopacki (bolsista pós-doc) – Coordenador Executivo
Lúcia Helena Alencastro (professora da UFPR) – Coordenadora Administrativa e de Produção
Félix Varejão
Melissa Reichen
Willian Bianeck
Graziella Schettini
Maria Carolina Sarturi
Kennedy Salles
André Oliveira
Giovana Simão
Giovana Tartas
Micaio Lima
Meta da coordenação:
Reativação e estruturação do Laboratório de Cultura Digital em Curitiba, retomando a produção e a democratização de conhecimentos e políticas na área, voltando a fazer do Brasil um país de referência mundial na criação de alternativas culturais pulsantes e sustentáveis;
LINGUAGEM SIMPLES
Responsável por desenvolver produtos e processos que sejam capazes de promover a Linguagem Simples e a acessibilidade nos documentos publicados pelo Ministério da Cultura e suas vinculadas, qualificando as políticas, facilitando o acesso e otimizando as tecnologias, para ampliação da abrangência e quantidade de inscrições.
Equipe:
Camila Rezende (bolsista pós-doc) – Coordenadora
Rafaela Lecheta
Alícia Moreira
Giovana Liz
Brunna Vasconcelos
Meta da coordenação:
Promover a Linguagem Simples e Acessibilidade nos documentos publicados pelo Ministério da Cultura e suas vinculadas, qualificando as políticas, facilitando o acesso e otimizando as tecnologias, para ampliação da abrangência e quantidade de inscrições.
ARTICULAÇÃO FEDERATIVA E NARRATIVAS
Responsável por promover a articulação federativa com Estados, Municípios e outros ministérios, fortalecendo as colaborações em prol da Cultura Digital, retomando e consolidando o diálogo e a colaboração entre diversos territórios e ancestralidades, consagrando arranjos culturais plurais e multifacetados.
Equipe:
Vivian Perón (bolsista pós-doc) – Coordenadora
Com o apoio dos recursos de comunicação do Comitê de Cultura do Paraná
Ângela Oliveira de Sá
Matheus Pereira
Mayra Lima
Loui Magalhães
Iara Cardoso
Metas da coordenação:
Promover a articulação federativa com Estados, Municípios e outros ministérios, fortalecendo as colaborações em prol da cultura digital, retomando e consolidando o diálogo e a colaboração entre diversos territórios e ancestralidades, bebendo das imensas diversidades e capacidades brasileiras de consagrar arranjos culturais plurais e multifacetados.
Narrativas e Relacionamentos: Produção, curadoria e remix de conhecimentos para proposição e experimentação de estratégias de relacionamento em rede, com o intuito de articular e disseminar estratégias de comunicação e memória orientadas para o fortalecimento da coletividade e da colaboração.
LETRAMENTO DIGITAL
Cuida da promoção de ações de letramento digital para qualificação e emancipação de Gestores, Conselheiros e demais agentes culturais do Ministério da Cultura, de modo a fomentar a pesquisa de campo, a formação de pessoas e o desenvolvimento de ações estratégicas de simplificação da linguagem e do acesso às políticas públicas.
Equipe:
Rosilene Komarcheski
Bruno Lous
Gabriel Sorrentino
Victor Visocki
Jim Artie Valente
Paula Milléo
Meta da coordenação:
Educação e Tecnologias Apropriadas: Promoção de ações de letramento digital para qualificação e emancipação de Gestores, Conselheiros e demais Agentes Culturais do Ministério da Cultura, que fomentem a pesquisa de campo, a formação de pessoas e o desenvolvimento de ações estratégicas de simplificação da linguagem e do acesso às políticas públicas.
DESIGN DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Responsável por formular metodologias de desenvolvimento de políticas públicas culturais em rede, apoiando a implementação e execução das mesmas, com foco nas necessidades reais das pessoas, de forma participativa, transparente e inovadora.
Equipe:
Rachel Bragatto (bolsista pós-doc) – Coordenadora
Vinicius Costa
Maiane Aldlin
Camille Dittert
Maria Júlia Silvestre
Luiza Guedes
Fernanda Bortolan
Meta da coordenação:
Design de Políticas Públicas: Desenvolvimento de metodologia de desenvolvimento e implementação de políticas Públicas em Rede e implementação nas políticas do Ministério da Cultura, para orientar a elaboração e execução de políticas que atendam as necessidades reais das pessoas, de forma participativa, transparente e inovadora, promovendo a cultura do design e da linguagem simples.
SOLUÇÕES DIGITAIS SOBERANAS
Cuida da prospecção, escuta e modelagem de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Soluções Tecnológicas para implementação das políticas culturais, que proporcionem a qualificação e desenvolvimento do ecossistema digital brasileiro e mundial, apoiando o desenvolvimento de soluções abertas, colaborativas e sustentáveis.
Equipe:
Jader Gama (bolsista pós-doc) – Coordenador
Jacson Passold
Meta da coordenação:
Prospecção, Escuta e Modelagem de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Soluções Tecnológicas para implementação das políticas culturais que proporcionem a qualificação e desenvolvimento do ecossistema digital brasileiro e mundial, apoiando o desenvolvimento de soluções abertas, colaborativas e sustentáveis.