Após participar das atividades da III Conferência Nacional de Cultura, a equipe do Lab permanece na capital federal para integrar os debates da quinta edição do Congresso Fora do Eixo, que reúne centenas de fazedores da cultura e das mídias livres de todo o país. O Laboratório de Cultura Digital apresenta a plataforma Rede Livre na noite desta terça-feira (3). O encontro, que começou domingo (1) e vai até o dia 7, tem o objetivo de promover discussões sobre o que aconteceu em 2013, avaliar a conjuntura e as alianças que podem ser feitas em 2014.

O Fora do Eixo é uma rede colaborativa de trabalho composta por coletivos de cultura que têm como princípios a economia solidária, o associativismo,  a cooperação e respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais. O Congresso é uma oportunidade para que os integrantes do FDE e interessados em geral se reúnam presencialmente. Jornalistas, midialivristas, artistas, pesquisadores e legisladores vão participar de mesas redondas e de oficinas durante os sete dias do encontro.

Organizações de todo o Brasil e da América Latina estarão presentes na apresentação da Rede Livre. O intuito é trocar experiências e, principalmente, coletar sugestões. Já na plenária de abertura do congresso, houve a indicação de adesão à Rede Livre, para que as organizações possam potencializar suas ações na internet de forma autônoma e para que a plataforma seja cada vez mais plural e latino-americana.

Confira a programação geral do encontro no site do Congresso Fora do Eixo.