Ciclo de Cultura Digital presente no Encontro Latino Americano de Midiativismo

Depois de muita festa ontem (22) na abertura do Facção – Encontro Latino Americano de idiativismo, o sábado foi cheio de atividades. O dia começou com a Desconferência de Abertura, que contou com a presença de facilitadores de cada eixo temático do encontro. João Paulo Mehl (LabCultura Digital), Juan Espinoza (Hivos), Dríade Aguiar (Midia NINJA), Cezar Migliorin (UFF), Marcos Dantas (FML e UFRJ), Marcus Faustini (Agência de Redes), a artista Paula Barreto e o cineasta Ricardo Targino estiveram na mesa, que foi mediada pela professora Ivana Bentes (ECO/UFRJ).

1471751_247219685436184_733993571_n

A proposta do encontro é que as pessoas possam construir notícias com suas próprias vozes, desconstruindo as intermediações. A mídia livre se opõe à lógica da mídia tradicional que, no Brasil e na América Latina, não representa em sua programação a diversidade cultural do continente.

IMG-20131123-WA0025Já no período da tarde, os participantes puderam escolher entre debates com eixos temáticos ou trocas de experiências. O Laboratório de Cultura Digital participou da discussão sobre Redes e Plataformas, Tecnologias Livres, Hardware livre, Criptografia e Anonimato, Cultura Digital, Neutralidade da Rede, Rádios Digitais e Livres e Streaming. A roda de conversa ouviu as ideias de Vincezo Tozzi (Rede de Mocambos), Oona Castro (Wikimedia), Adriano Belisário (Copyfight) e Conrad Rose (Rádio Interferência) e João Paulo Mehl (Lab).

Ao mesmo tempo, durante a troca de experiências sobre a Rede Livre e a democratização IMG-20131123-WA0023do acesso a tecnologias de comunicação, foi realizada a oficina de formação do Lab de Cultura Digital com dez jovens do complexo da Maré, formandos do Projeto Entre Jovens, do Instituto Empreender.

Agora à noite acontece a Audiência Pública sobre Liberdade de Expressão e a Criminalização do movimento Midiativista, com a presença dos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB) e Jean Wyllys (PSOL) . É possível acompanha-lá ao vivo aqui.

Um comentário sobre “Ciclo de Cultura Digital presente no Encontro Latino Americano de Midiativismo

  1. errata: Adriano Belisário – Copyfight.me não esteve presente no evento do sábado à tarde e a discussão no eixo tecnologias foi mais política do que técnica, ao meu ver… foi interessante apenas o fato da rádio interferência entrar na roda de conversa pelo espectro eletromagnético…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*