Etapa formativa em Medellín contribui para a construção do Laboratório de Comunicação Livre e Compartilhada

DSC_7588

Políticas públicas de cultura, inovação, criação, cultura livre e comunicação compartilhada foram os temas que permearam o primeiro encontro do Laboratório de Comunicação Livre e Compartilhada em Medellín no domingo (2). A conversa transcendeu as dimensões conceituais e proporcionou o questionamento dos múltiplos aspectos que atravessam a criação de um espaço comunicativo de experimentação e trabalho coletivo.

O debate deu início à apropriação da Rede Livre, à construção de uma estratégia conjunta para a semana e à categorização da informação. Assim foi possível delimitar as temáticas, as possíveis linguagens narrativas e a dinâmica da cobertura do Medelab. A iniciativa da prefeitura de Medellín engloba 13 laboratórios de arte e tecnologia, entre eles o de Comunicação Livre e Compartilhada, proposto pelo Platohedro.

DSC_7591.pb

Na terça (4) as atividades começaram com uma conversa com Daniel Cotillas, do mARTadero (Bolívia), que contou desde sua experiência como vê o conceito de inovação e como é possível atuar de forma colaborativa em comunidade. Na sequência Michele Torinelli, do Coletivo Soylocoporti, apresentou um breve histórico acerca do conceito e das experiências de Comunicação Compartilhada e as possibilidades da Rede Livre, plataforma escolhida para abrigar o website do Laboratório de Comunicação Livre e Compartida.

Depois de definidos o objetivo e a estratégia, deu-se lugar à prática. Os participantes do Laboratório recorreram a outras iniciativas do Medelab produzindo conteúdo crítico nos formatos de áudio, audiovisual, texto e fotografia. Para além da divisão dos conteúdos e das linguagens, os questionamentos-chave já haviam sido acordados coletivamente: O que você acha que é inovação? Que vantagens e desvantagens há na dinâmica de criação em rede? Qual é o papel da comunicação para o tecer de redes? A partir da sua experiência, qual a incidência que se está gerando com o Medelab? DSC_7609.trat

Participaram das oficinas cerca de 20 pessoas, entre elas jovens que fazem parte dos projetos do Platohedro e interessados de outras organizações. O resultado será apresentado nesta sexta (08) para todas as iniciativas do Medelab.

A memória da etapa dos Ciclos de Cultura Digital em Medellín pode ser acessada nesse pad colaborativo.

Confira o website do Laboratório de Comunicação Livre e Compartilhada e as produções realizadas ao longo da semana por seus participantes.