Tecnologias

Empoderamento popular para potencializar ações em rede

O Laboratório de Cultura Digital utiliza e contribui para a Rede Livre, uma junção de tecnologias sociais e digitais construída por diversos agentes de forma colaborativa. Trata-se da transposição do conceito de mutirão – grupo de pessoas atuando coletivamente de forma solidária – para a dinâmica distribuída das redes. A proposta é somar práticas, padrões técnicos, protocolos e tecnologias com foco em demandas sociais de modo a incluir novos colaboradores e reinventar-se constantemente. Em contraposição à lógica da competição, estimula-se o diálogo entre as diferentes iniciativas que têm a liberdade como valor comum e fortalecem a federação de redes.

Pensar a cultura digital é um exercício complexo, dinâmico e interativo que articula princípios, tecnologias e práticas complementares. A Rede Livre engloba numa mesma plataforma ferramentas de mapeamento, gerenciamento de emails, mobilização e comunicação institucional online. Mas nada disso funciona e nem faz sentido sem o envolvimento de pessoas, o que pressupõe a realização de trocas, encontros e vivências presenciais nos quais o intercâmbio de saberes e o empoderamento das tecnologias sejam estimulados. Esses momentos facilitam a inclusão de novos atores, o exercício da atuação em rede e a conexão de diversas redes entre si.

Tais encontros também podem contar com laboratórios de Comunicação Compartilhada, uma prática que reconhece o direito à comunicação e entende que cada pessoa é uma potencial comunicadora. Por meio de mídias livres, a Comunicação Compartilhada estimula a lógica da colaboração e proporciona a divulgação de perspectivas, informações e formatos diferentes do que costumamos ver na mídia comercial, o que contribui para trazer à tona a diversidade cultural dos povos.

Entenda as tecnologias desenvolvidas na Rede Livre e como utilizá-las:

Website

O Website é o espaço de uma organização na web. Assim como uma moradia tem diversas finalidades, o site também é um espaço para além da publicação de informações. Na Rede Livre, cada site dispõe de soluções que, além de integrá-lo às mídias sociais favorecendo a circulação estratégica de conteúdo, permitem a organização colaborativa de contatos, agenda, acervo multimídia. Enfim, além da função institucional, o site é um elemento que agrega e concentra, em uma rede que tem abertura para se comunicas com outras, sistemas coletivos de Decisão, Formação, Organização, Comunicação, Articulação e Sustentabilidade.

Democracia Digital

Democracia digital é a participação popular nas decisões públicas através da internet.  Conferências, consultas públicas, projetos de lei de iniciativa popular e outros modelos de deliberação digitais são formas de empoderar a população e promover discussões e debates de forma participativa. Os Ciclos de Cultura Digital têm como proposta levantar esse debate e explorar as potencialidades da aplicação da lógica de redes à democracia.

Gestão do conhecimento

A dinâmica da plataforma facilita o uso das diversas ferramentas que aglutina e ajuda a manter um gerenciamento integrado entre os usuários. A manutenção do website também é simples, o que facilita sua gestão colaborativa.

Mapas Culturais

A ferramenta de mapas e georreferenciamento propicia a identificação, localização, organização e divulgação das informações acerca dos agentes mapeados. Por meio dessa tecnologia, integrantes de uma determinada rede podem reconhecer uns aos outros e fortalecer seus laços, inclusive territoriais. Além de facilitar a conexão de grupos, agendas e projetos, proporciona bancos de dados para indicadores culturais.