Corais é uma plataforma feita em tecnologias livres para a construção colaborativa de projetos online. Diferente de qualquer outra plataforma do tipo existente, o Corais conta com uma série de recursos e ferramentas que auxiliam os usuários na construção de seus projetos. Além disso, deixa, voluntariamente, uma trilha de conhecimentos que pode ser acessada futuramente por interessados e pelos entusiastas da plataforma. À semelhança de um coral, que oferece estrutura para diferentes formas de vida marinha, a plataforma Corais pretende o mesmo: criar uma grande rede de produtores colaborativos através das ferramentas e das tecnologias disponibilizadas.

O Laboratório de Cultura Digital conversou com o atual coordenador do projeto,  Frederick van Amstel, sobre a plataforma e a suas diversas possibilidades. Frederick é formado em Jornalismo e mestre em tecnologia. Atualmente vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorado sobre design participativo na Universidade de Twente.

Frederick Van Amstel

Como foi a concepção do Corais?

O Instituto Faber-Ludens vinha desenvolvendo projetos abertos em seu website desde 2007. Qualquer pessoa podia acessar os resultados e até participar dos projetos. Graças à essa estrutura, nossos pesquisadores e alunos conseguiam trabalhar colaborativamente mesmo estando espalhados pelos quatro cantos do país. Pensando que isso poderia ser útil para outras instituições a gente criou a Plataforma Corais em 2011.

Quais são os conceitos por trás da plataforma?

O objetivo do Corais é fornecer uma estrutura propícia para a proliferação de diferentes formas de vida. Cada projeto hospedado é considerado vivo enquanto as pessoas colaboram. Quando se torna inativo e morre, os rastros deixados pela colaboração, ou seja, as discussões e documentos gerados, podem ser usados por novos projetos. Essa dinâmica de colaboração é análoga aos recifes de corais, que usam estruturas mortas como base para seu desenvolvimento. Nós implementamos várias outras dinâmicas inspiradas no design da natureza com o intuito de pensar a colaboração como um ecossistema vivo.

Que tipos de projetos podem ser geridos através da Corais?

A Plataforma Corais permite que projetos aconteçam mesmo que as pessoas envolvidas não possam se encontrar pessoalmente e mesmo que não hajam recursos financeiros disponíveis. Cada pessoa participa quando pode, no seu horário livre. As tarefas podem ser geridas horizontalmente, sem que uma pessoa tenha que carregar a cruz de dizer o que precisa ser feito. Quando o projeto descobre que pode gerar valor, é possível habilitar a ferramenta de moeda social. Em suma,o Corais é feito para projetos de gestão ou fortalecimento de uma comunidade.

corais_logo_transparente_grande

Como funciona essa construção colaborativa de projetos? Como saber que o que já foi construído não será apagado?

A construção colaborativa depende da maneira como os participantes do projeto usam as ferramentas disponíveis. Temos projetos em que os usuários preferem colaborar por meio do texto colaborativo em tempo real, outros que preferem posts e comentários, outros que se concentram na distribuição de tarefas, e outros que trocam imagens e vídeos. Tudo depende da habilidade dos participantes em usar a ferramenta, pois a plataforma não impõe uma maneira específica de colaborar.

Eu acredito muito que colaboração é um fenômeno emergente, difícil de ser colocado numa estrutura pré-definida.

Os conteúdos gerados pelos projetos são licenciados em Creative Commons  para poderem ser usados por outros projetos. Embora seja possível ao criador do projeto apagá-lo quando este se torna inativo, a maioria deixa-os disponíveis. A hospedagem deste conteúdo, que fica aberto para qualquer visitante, é patrocinada pela Locaweb, uma das maiores empresas do ramo na América-Latina.

Como as ferramentas disponíveis na plataforma ajudam na construção colaborativa desses projetos?

Existem várias ferramentas colaborativas no mercado, mas elas não promovem a formação de comunidades. O conteúdo fica fechado atrás de uma senha, com direitos autorais reservados pela empresa que oferece a ferramenta. Ninguém pode descobrir esse conteúdo e se tornar eventualmente um colaborador.

A Plataforma Corais é um espaço comum para desenvolvimento de projetos colaborativos. É possível conhecer novas pessoas e se valer da experiência delas. Além disso, como o código-fonte é livre, novas ferramentas são desenvolvidas constantemente.

Atualmente não existe nenhuma outra plataforma que ofereça o mesmo mix de ferramentas que a Corais: blog, moeda social, cursos à distância, gestor de tarefas, chat, calendário, e muito mais, tudo integrado!

Uma das propostas do Corais gira em torno do conhecimento e aprendizado livres. Como a plataforma dá vazão a estas idéias?

Além do ambiente para projetos, o Corais oferece uma árvore de conhecimentos generalizados, passíveis de serem aplicados em qualquer projeto. Esta árvore conecta-se com os projetos no momento em que uma tarefa é adicionada. Ela pode incluir um link para a página do conhecimento generalizado que dá base para a execução da tarefa. A vantagem é que se pode consultar esta árvore enquanto se executa a tarefa e pode-se descobrir novos conhecimentos, inclusive, verificando as tarefas associadas a eles em outros projetos.

A árvore do conhecimento também pode ser usada para a criação de cursos à distância e material didático, como os cartões de planejamento UXCards.

Como funciona a questão do design livre?

O design livre é a filosofia por trás disso tudo. No livro de mesmo nome a gente propôs as seguintes liberdades fundamentais, inspiradas nas liberdades do software livre:

  1. A liberdade de aprender a usar. Independente de um uso proposto ou esperado no projeto aberto que for consultado.
  2. A liberdade de estudar e reproduzir o processo que gerou o produto. Consultar a documentação das decisões de design, os arquivos-fonte.
  3. A liberdade de colaborar com o processo, inclusive modificando o mesmo. Alterar qualquer parte de um processo.
  4. A liberdade de aprender a fazer. E produzir e reproduzir.

Essas liberdades se tornam relevantes quando os projetos são desenvolvidos em público, para o público. A gente vê tanta coisa ao nosso redor que foi projetada e que não tivemos oportunidade de interferir no processo de produção. Porém, temos sempre a possibilidade de recomeçar esse processo à partir dos recursos que temos à mão fazendo hacks, gambiarras, usos criativos. A Plataforma Corais demonstra que essa continuidade infinita e indeterminada de projetos pode ser legalizada e estimulada, apresentando resultados práticos e inovadores.