O Comitê Organizador do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) divulgou nesta sexta-feira (29/11) a relação de 32 conferencistas e debatedores confirmados para o FMDH, que acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. Até o momento, mais de sete mil pessoas se inscreveram para o Fórum.

O Fórum contará, entre seus destaques, com as presenças de Tariq Ali, Baltazar Garzón, Leonardo Boff, Catalina Botero, Ela Wiecko, Paulo Vannuchi, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Enriqueta Estela Barnes de Carlotto, Emir Sader, Frank La Rue, Leonardo Sakamoto e Aruna Roy. A ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) também participarão do evento.
Clique aqui para acessar a lista dos nomes confirmados, cuja relação segue em anexo, com respectivas fotos e minicurrículos.

Serão realizadas três conferências durante o Fórum: “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”, “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades” e “A transversalidade dos Direitos humanos”.

A Conferência sobre “Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos” vai acontecer no dia 11 de dezembro, com o moçambicano Boia Efraime Junior e a coordenação da ministra Maria do Rosário. Para esse dia, está confirmada a debatedora Sara Victoria Alvarado, da Colômbia, e o debatedor Florenço Mendes Varela, de Cabo Verde, que falarão sobre “Direitos Humanos e Mobilização Social”. Os debatedores Tariq Ali, do Paquistão, Tonico Benites e Ela Wiecko Vokmer de Castilho, ambos do Brasil, discutirão o tema “Reconhecimento e Direitos Humanos”. Sobre “Direito à Memória, Verdade e Justiça”, foram selecionados os seguintes debatedores: Baltasar Garzón, da Espanha, Julián Froidevaux e Enriqueta Estela Barnes de Carlotto, ambos da Argentina, e Rosa Maria Cardoso da Cunha, do Brasil.

A segunda Conferência, sobre “A Universalização de Direitos Humanos em um Contexto de Vulnerabilidades”, será realizada no dia 12 de dezembro, e contará com a presença dos conferencistas Leonardo Boff, do Brasil, e Hawa Abdi, da Somália. A programação ainda inclui três mesas de debates neste dia. Para o debate sobre “A Conquista de Direitos por Grupos Vulnerabilizados e a Democracia” estão confirmados Farzana Bari (Paquistão), Wanderlino Nogueira Neto (Brasil) e Amaranta Gómez Regalado (México). O debate “Paradigmas de Redução de Desigualdades com Base em Direitos Humanos” contará com Márcio Pochmann e Flavio Vasconcellos Comim, do Brasil, e Scott Rains (Estados Unidos). Já a mesa de debate sobre “Os Direitos humanos no Mundo do Trabalho” terá a presença de João Pedro Stédile e Leonardo Sakamoto, ambos do Brasil, e de Jana Karen Silverman, dos Estados Unidos.

Para a programação do dia 13, último dia do FMDH, está prevista a conferência sobre “Transversalidade dos Direitos Humanos”, com a coordenação do ministro Gilberto Carvalho e os conferencistas Paulo Vannuchi (Brasil) e Angelino Garzón, da Colômbia. Participarão do debate sobre “Defesa dos Direitos Humanos e o Enfrentamento às Violências”, Alejo Vargas Velásquez (Colômbia), Marta Santos Pais (Portugal) e Roberto de Figueiredo Caldas, do Brasil. A mesa “Por uma Cultura de Direitos Humanos” contará com Alicia Cabezudo (Argentina) e Emir Sader (Brasil). E estarão no último debate, “Comunicação e Direitos Humanos” Frank La Rue (Guatemala), Maria Pía Matta (Chile), Aruna Roy (Índia) e Catalina Botero (Colômbia).